Aos dezessete dias do mês de março, do ano dois mil e onze, às 14:45h, realizou-se a oitava reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Triunfo, no auditório do Centro Pastoral Diocesano Stella Maris. A reunião foi presidida pelo Presidente do Conselho, o Sr. Antônio Evanildo da Fonseca Lima, fazendo-se presentes os seguintes representantes: o Sr. Felipe Diniz, representando a Pousada Stella Maris e os estudantes; o Sr. Antônio Roberto, representando o Beto’s Bar e Restaurante; o Sr. Thomas Malaquias, representando a Pousada Alpes de Triunfo; o Sr. Amaurílio Rodrigues, representando a Pizzaria Buonna Pizza; as Sras. Ramylle Barbosa e Tarciana Cardoso, representando a SETUR; a Sra. Fátima Barros, representando o Espaço FB; o Sr. Fábio André, representando o Restaurante e Pousada Palhoção; o Sr. Jean Rodrigues, representando a Secretaria de Finanças e o Sr. João Batista, representando a Câmara de Vereadores. O Sr. Evanildo Fonseca inicia falando sobre a necessidade da reformulação e definição do COMTUR para que se possa dar prosseguimento aos trabalhos, e se ter os responsáveis pelas ações, além de que o Ministério de Turismo exige um decreto do Prefeito do Município informando os órgãos e seus respectivos representantes no Conselho. Atualmente o COMTUR funciona com 12 (doze) membros, e sugere a reformulação com aqueles que têm uma participação mais ativa diante do Conselho. João Batista acrescenta que seja feita uma minuta para a Câmara votar esta alteração. São definidos então os membros: Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos – SETUR indicou TITULAR: Antônio Evanildo da Fonseca Lima, SUPLENTE: Thomas E. Malaquias de Lima; Secretaria de Planejamento e Finanças indicou TITULAR: Jean Francisco Rodrigues dos Santos; Câmara Municipal de Vereadores indicou TITULAR: João Batista Rodrigues dos Santos, SUPLENTE: Josivan Geraldo da Silva; Centro de Turismo e Lazer SESC Triunfo indicou TITULAR: Jeane Maria de Arruda, SUPLENTE: Ana Carolina Macedo de Oliveira; Gestoras Escolares indicou TITULAR: Maria do Socorro Almeida, SUPLENTE: Maria Eliane Cândido de Almeida; Estudantes indicou TITULAR: Felipe Oliveira Diniz, SUPLENTE: Auderi de Alencar Araújo; Associação Comercial do Município de Triunfo - ACMT indicou TITULAR: Pedro Gomes de Oliveira Junior, SUPLENTE: Natanael Junior; Transporte Turístico/Condutores Turísticos indicou TITULAR: Laydson dos Santos Alves; Hotelaria e Equipamentos de Turismo indicou TITULAR: Nilton Madureira, SUPLENTE: Fábio André Quinto de Assis; e Bares e Restaurantes indicou TITULAR: Antônio Roberto Vasconcelos, SUPLENTE: Amarílio Rodrigues Filho. Dando seguimento a pauta, é feito o diagnóstico do Carnaval 2011. Evanildo fala da sua ausência nas últimas reuniões do Conselho, justamente por está tentando organizar o evento, que se tornou muito difícil este ano por causa da mudança de organização, assumindo a EMPETUR a função que antes era da FUNDARPE. Thomas pede breve depoimento dos presentes a respeito do que acharam, ouviram dos turistas de pontos positivos e negativos. Felipe Diniz diz que melhorou bastante, tanto na organização do evento, na decoração, no espaço, entre outros, só tendo como principal ponto negativo, a demora em divulgar a programação da festa, pois muitas hospedagens dependem dela, se tornando um empecilho nas reservas das pousadas, assim como a diminuição do número de participantes nos cortejos. Evanildo explica da dependência de Triunfo perante o Estado. João Batista fala que sempre é preciso uma tramitação burocrática, licitação e uma série de coisas que dificultam as negociações para os eventos, e de maneira pessoal, pelos longos anos de experiência, não vê solução, mas que irão continuar lutando, e que toda população deve começar a se acostumar e conviver com este tipo de situação. Parabeniza ainda a SETUR pelo trabalho realizado para se ter mais caretas nas ruas, incentiva que continue, pois apresentou resultados este ano. Amaurílio diz que realizou entrevista em seu estabelecimento com os turistas, sendo constatado pela opinião deles, que na quarta-feira (09/03) não havia locais para se tomar café da manhã na cidade, e ressalta que Triunfo não está enxergando as necessidades dessa demanda. Thomas lembra a situação sofrida no primeiro dia do ano de 2011, onde a maioria dos estabelecimentos também fechou suas portas, acarretando em um caos e descontentamento dos turistas e visitantes. Dona Ítala enfatiza sobre os restaurantes, que estão despreparados para atender, não há opção em número nem em diversidade de cardápio, que não há qualificação para estes, sendo preciso realizar uma reciclagem dos interessados na área, e não se devem jogar cursos em escolas, por exemplo, que os alunos fazem por ser uma atividade extracurricular, mas não a seguem na vida profissional. Felipe Diniz fala que os próprios empreendimentos não pagam o que seria justo, não assinam as carteiras de trabalho, e nem valorizam quando os funcionários se qualificam, desestimulando-os para o trabalho. Evanildo lembra o pólo Gastro-Cultural que já está aprovado restando apenas o inicio das obras e também o Pátio de Eventos, os quais ajudarão bastante nessa questão de gastronomia. O próximo ponto da pauta fala a respeito de alternativas para as Pesquisas da Demanda Turística. Thomas mostra o baixo índice de pesquisas realizadas e pede alternativas para o preenchimento, entendendo que seja uma ferramenta que mostra um balanço geral dos serviços, dos projetos, dos Planos de Ação, para dar a confiabilidade que o trabalho anda no caminho certo. Felipe Diniz sugere que o próprio gerente tome a responsabilidade da realização da pesquisa com os turistas. Thomas cita sugestão de Caio Borges, que a própria SETUR possa ir a cada empreendimento fazer a pesquisa, mas esta, segundo Thomas, é uma alternativa não viável pelo custo de dinheiro e de tempo, além de tirar a responsabilidade de cada empreendimento em cooperar. É preciso que cada um tome a responsabilidade de colaborar. Evanildo sugere que seja entregue um número de 10 (dez) fichas para cada empreendimento, e que estes se comprometam em entregar ao Departamento de Turismo totalmente preenchido. Thomas fala então sobre o Projeto Iconográfico apresentado pelo Centro Pernambucano de Design, mostra as empresas e os valores já acordados e acertados, sendo destrinchado por Evanildo o conceito, o objetivo, a metodologia e repartição deste investimento, sendo deixado claro que entrarão no material, os empreendimentos que seguirem os critérios adotados como: participação ativa, nos trabalhos, financeiramente, entre outros. O ponto seguinte é feito a prestação de contas do Fundo de Cooperação do Turismo – FUMTUR, apresentado todas as empresas que estão colaborando, as que estão em dias e as que faltam contribuir. É apresentada a lixeira modelo adquirida pela COMTUR, onde está sendo fabricadas primeiramente 30 (trinta) unidades, ao valor de R$ 65,00 cada e que posteriormente serão vendidas aos parceiros que solicitaram e serão alocadas nos pontos indicados pelo COMTUR. João Batista pede a palavra, e fala do encontro no dia primeiro de abril em Serra Talhada, onde estará todo o secretariado do Estado, no qual será discutido as prioridades para serem colocadas no Plano de Ação do Estado para os próximos 4 (quatro) anos. Pede para que tenham representantes neste encontro, assim como seja encaminhado à Câmara, sugestões de assuntos para serem pleiteados. São definidas então algumas prioridades da região do Pajeú: Adutoras de água; qualidade no sinal da internet, a manutenção e melhoramento das rodovias e a construção do aeroporto em Serra Talhada. Pede ainda que se possa reunir o COMTUR e o Conselho do Plano Diretor, para ser discutida a descaracterização dos prédios históricos, devendo envolver a sociedade em geral, e deixar as amizades de lado para se resolver esta questão. Pede para que sejam criadas alternativas para fomentar o turismo regional na cidade nos períodos de baixa temporada, pois Triunfo tem a imagem de cidade cara. Sugere reunir as pousadas e Prefeitura para fazer uma campanha e divulgar, uma promoção de final de semana por exemplo. Por fim, é solicitado pelos membros, o encaminhamento em nome do COMTUR, de recomendações para os respectivos responsáveis como: cuidado com o pátio de eventos; descaracterização dos prédios históricos; venda de lanches e camelôs na calçada do Cine Theatro Guarany e dias e horários da coleta do lixo e o estacionamento do veículo nas ruas do centro. Não havendo nada mais a tratar eu, Thomas Evson Malaquias de Lima que servi à secretaria desse Conselho, lavrei a presente ata da qual dou fé como verídica, e todos que a baixo assinam.
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Antonio Evanildo da Fonseca Lima Thomas Evson Malaquias de Lima
Secretário de Turismo Cultura e Desportos Diretor de Turismo
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